22 de maio de 2014

Baphomet: a polêmica estátua em frente ao Capitólio em Oklahoma

Muitas vezes em nosso meio nos vemos em discutições que tangem a liberdade religiosa e de expressão e em meio a isso podemos chegar a conclusão que a grande parte dos países ditos democratas e que tem em meio a suas leis o dito “Estado Laico” na verdade não aplicam essa lei e esse “Estado Laico” só funciona no papel.
Podemos ter como exemplo nosso próprio país, onde em sua constituição prevê que o Estado é Laico, ou seja, não há religião e TODOS tem o direito de praticar suas religiões livremente, mas o que vemos na verdade é o favorecimento das religiões cristãs, sobretudo a religião católica, haja visto que podemos ver em quase todos órgãos e edifícios públicos símbolos que favorecem tal religiões, são eles cruzes e imagens de diversas formas e tipos em hospitais, escolas e órgãos políticos.
Sendo assim o Estado busca formar a opinião e mente das pessoas afim que sigam uma religião específica, não deixando muita das vezes que as pessoas (algumas) possam pensar e seguir a religião que bem entender.
Isso não acontece apenas em nosso país, o governo, a mídia dentre outros de qualquer país está a todo tempo utilizando-se de estratégias para formar opinião da população, com objetivos específicos.
A matéria abaixo foi publicada originalmente pelo site Metal Injection e traduzido pelo Whiplash.net e mostra que caso se confirme a construção da estátua de Baphomet, será um grande passo para a verdadeira liberdade e igualdade religiosa e além disso, dará precedentes para que outros países (quem sabe o nosso) evoluam para um Estado realmente Laico.
Confira a matéria abaixo:
Para resumir uma longa história, o VITAL REMAIS e seu vocalista satanista, Brian Werner, começaram uma campanha no IndieGoGo para ajudar a construir uma estátua de Baphomet para ser colocada em frente ao Capitólio de Oklahoma State, baseado no conceito de que já existe uma homenagem aos 10 mandamentos [aqueles de Moisés] lá. Representação de somente uma religião em frente a um prédio do governo? Isso não soa como uma separação entre religião e estado para mim! Por conta disso, os Satanistas assumiram a responsabilidade de cumprir a tarefa e de até mesmo planejar uma estátua que fosse “amigável” aos olhos familiares, que, como você pode ver, ela de fato é. Ou ao menos esse é o molde da estátua, porque os satanistas estão planejando fazer um grade bocado destas e jogá-las por aí.
Então, quais as chances desta estátua virar realidade? Bem, são bem altas agora. Atualmente há uma batalha legal acontecendo sobre os Dez Mandamentos do lado de fora do prédio, então há esta pausa em colocar estátuas por lá, mas os Satanistas não estão contando com isso para parar seu trem. Um representante da ACLU (Oklahoma American Civil Liberties) contou ao Vice.com (que também tem fotos da estátua), que os Satanistas basicamente tem todo o direito de fazer o que estão fazendo e tudo isso realmente vai acontecer. Incrível.
“Se ao final do dia, o monumento dos Dez Mandamentos puder continuar na área do Capitólio, o que é obviamente uma mensagem Cristã, a proposta do Templo Satânico não pode ser rejeitada por ser de um ponto de vista religioso diferente.”
O representante do Estado de Oklahoma, Paul Wesselhoft contou às estações de notícias locais mais cedo nesse ano que os Dez Mandamentos são “historicamente significantes” para o Estado e Baphomet não é, então é por isso que há uma estátua de um e não do outro existe.
“A única razão dos Dez Mandamentos ser qualificado”, continuou, “É porque no Capitólio nós fazemos as Leis. Bem, uma das primeiras leis é os Dez Mandamentos.”
Greaves falou que "A ideia de que os Dez Mandamentos são fundação para as leis de Oklahoma ou dos Estados Unidos é absurda e obscena... Eu diria que a mensagem por trás do nosso monumento fala mais diretamente sobre a formação dos valores constitucionais americanos do que os Dez mandamentos. Ele faz isso especialmente quando fica ao lado dos Dez Mandamentos afirmando que nenhuma religião ganhe preferência legal.”
Por Greg Kennelty

Nenhum comentário:

Postar um comentário