22 de maio de 2014

Behemoth: Banda é presa na Russia por problemas com a imigração

A banda Behemoth foi detida na Rússia no meio da turnê "Russian Satanist". Inicialmente foi pensado que a detenção teria ocorrido pela temática da banda, mas o que ocorreu segundo o que foi escrito (em polonês) pelo vocalista Nergal foi problemas relacionados ao seu visto no país. Nergal esclareceu no Facebook sobre o ocorrido:
"Fomos parados pelo serviço de imigração russa por causa dos 'vistos irregulares'. Quando eu disse que não iria mover um centímetro de lá sem que alguém da embaixada polonesa aparecesse, eles nos ameaçaram nos forçando a sair. Nos levaram num ônibus, acompanhados por 10 oficiais, para o edifício do Serviço Federal de Migração. Tentamos falar com a embaixada polonesa em Jekaterinburg mas ninguém atende o telefone.
Se possível - copie esta mensagem e repassem em todos os lugares que você puder. Podemos esperar uma audiência a qualquer hora.
O concerto já era com certeza. A única coisa que quero é voltar para o hotel com segurança e, em seguida, para a Polônia. Não importa o quanto tentemos - não podemos resolver."
A banda ainda tinha outros quatro shows adicionais no país, mas devido aos problemas com a imigração, a continuidade dos shows parece até o determinado momento inviável.
A banda ainda deu as declarações abaixo a pouco:
"Parece que vamos para uma cela normal. Assim que recebermos os telefonemas (NE: possivelmente, os da Embaixada Russa). As 9:00 iremos a um tribunal, então o julgamento e, possivelmente, a deportação."
O site Znak.com relatou que os músicos já foram deportados para a Polônia após a reunião citada por Nergal. Quando perguntado sobre as condições da sala em que eles passaram a noite, Nergal respondeu:
"Era uma sala pequena de mais ou menos meio metro. As paredes estavam sujas de fezes. Durante a noite, pedimos pra ir ao banheiro, mas isso nos foi negado. Tivemos de usar garrafas de plástico."
Sobre a deportação:
"Tínhamos recebido um visto no consulado russo em Varsóvia. Quando perguntamos sobre como completar a papelada, foi-nos dito que era necessário obter um visto de negócios. Fizemos tudo o que foi dito. Agora verifica-se que era necessário fazer algum visto 'humanitário', e não um visto de negócios."
O tal "visto humanitário" descrito por Nergal é oferecido àqueles que vão a Federação Russa com o intuito relacionado a cultura, politica, arte, ciências, obras de caridade, assistência humanitária e, principalmente, causas religiosas. O artigo no site Znak.com também observa que uma série de concertos do Behemoth na Sibéria e no Extremo Oriente da Rússia já haviam sido cancelados pelas autoridades locais que proibiam ativistas ortodoxos, "pessoas jovens" que causaram "irritação na comunidade ortodoxa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário