12 de maio de 2014

Resenha: Mortuary Drape, Martírio e Akerbeltz (Belo Horizonte - 02/05/2014)



Na sexta-feira dia 02/05/2014 aconteceu em Belo Horizonte o evento com as bandas: Martírio, Akerbeltz e Mortuary Drape e mais uma vez o War Metal e Dark Radio estiveram presentes para conferir mais esse grande evento produzido pela Web Roots.

Dessa vez consegui sair do trabalho a tempo e chegar na porta do evento no horário que o mesmo estava marcado, mas as 21:30 ainda haviam poucas pessoas na porta da casa e a mesma foi enchendo aos poucos. Ainda na porta do evento todos foram surpreendidos pela ordem das bandas divulgadas, onde o Martírio abriria o evento, em seguida seria o Mortuary Drape e para finalizar o Akerbeltz, essa mudança na ordem ocorreu porque devido a questões contratuais o Mortuary Drape deveria estar no palco até as 00:00 e para não correr o risco disso não acontecer foi feita a troca na ordem das bandas. A passagem de som do Mortuary Drape demorou muito, e talvez por isso não foi possível colocá-los para fechar o evento, fica aí inclusive a dica para a organização, caso alguma banda tenha horário determinado para subir ao palco pedir também para incluir no contrato por exemplo “passagem de som de 20:00 as 22:00, sendo assim o show poderia iniciar-se no horário e não prejudicaria as demais bandas.


Como já disse o Mortuary Drape demorou muito para passar o som, e o evento que estava previsto começar em torno das 22:00 só teve início as 23:16 com o Martírio. Nesse momento Ca casa ainda estava enchendo aos poucos e muitos ainda estavam do lado de fora.

Não sei se o Martírio chegou a passar som, mas pelo que parece não, pois a guitarra no início do evento estava muito baixa e custou para ficar em um bom volume, além disso ficou visível que tudo estava sendo regulado ali naquele momento, pois hora se ouvia pouco a guitarra, hora ela sumia e o som só ficou perfeito quando a apresentação já estava quase acabando, mas isso não foi culpa da banda, que por sinal fez um ótimo show, onde a banda mostrou uma ótima presença de palco com todos os integrantes.
Tivemos a oportunidade de conhecer nesse evento também algumas composições novas do Martírio, o que me agradou muito. A banda continua inovando e se desvinculando cada vez mais de qualquer tipo de rótulo, por cada musica passa por uma vertente diferente do Metal, algumas passam por todas de uma só vez, e no caso das novas composições, mais especificamente a musica “Ceifador” passeia por grandes influências do Black Metal do início dos anos noventa, principalmente o que era feito na Noruega como Satyricon e Darkthrone, bem diferente das demais musicas e me arrisco aqui a dizer que essa é a melhor musica d abanda até o momento.

No geral o Martírio fez uma apresentação dentro do padrão que todos já conhecem, fazendo um ótimo show e fazendo a galera agitar bastante a cada riff.
Na seqüencia foi a vez da banda mais esperada da noite, o Mortuary Drape que subiu ao palco as 00:15. No início da apresentação os problemas com a guitarra a esquerda do palco eram os mesmos que aconteceram com o Martírio, mas, a diferença foi que esse problema foi solucionado rapidamente antes da terceira musica.

A essa altura a casa estava cheia e todos os headbangers que encontravam-se do lado de fora já haviam entrado, tivemos um bom publico, mas confesso que já vi o Matriz mais cheio.
A galera agitou muita a cada musica e cantou junto com a banda boa parte de seus hinos, principalmente ao ser executada a musica Mortuary Drape, onde ouvimos um verdadeiro coral infernal gritando o nome da banda no refrão.
Cada musica foi executada de forma perfeita e sem tempo para falar nada, o vocalista apenas anunciava o nome da musica e executava.

Visualmente o Mortuary Drape também faz um show a parte, com um visual extremamente sombrio e anti-cristão a banda é única nesse quesito e consegue fazer um clima perfeito, fazendo do palco um verdadeiro altar, com cruzes invertidas e o vocalista que era praticamente um “padre negro”. Todos os integrantes mostraram estar bem a vontade e agitaram muito durante todo o show onde inclusive com exceção do baixista (que é o que tem maior presença de palco) nenhum conseguiu manter o capuz na cabeça.
O Mortuary Drape mostrou um grande show e superou as expectativas de muitos ali presentes, infelizmente da primeira vez que eles vieram em Belo Horizonte não consegui ir ao show, mas o comentário unânime foi que essa apresentação foi muito melhor que a primeira apresentação da banda. Acredito que a casa, a proximidade com o publico e a maior experiência da banda contribuiu e muito para tudo isso.
A ultima banda a se apresentar foi o Akerbeltz, banda essa muito tradicional na cena e que surgiu em 1996, mas que muitos não ficaram para ver, e o pior, muitos entraram na casa na hora do Mortuary Drape e saíram logo depois, cada um com um motivo específico, mas, pude ver pouco apoio as bandas nacionais nesse evento, no caso do Akerbeltz, muitos falam que é uma banda "ativa a muitos anos, mas atualmente não está muito presente na cena", pois, só vemos seus integrantes em shows que eles participam (com exceção de um que não está mais na banda).
O Akerbeltz subiu ao palco com uma mudança na formação, o que para mim foi uma grande perda, a saída do baterista Misanthropic. Mostrou um repertório com musicas novas e antigas, mas não empolgou muito a galera, talvez também porque os mesmos não se mostraram muito empolgados no palco e os que ainda estavam presentes assistiram a apresentação sem muito fervor.
A banda mostra que musicalmente está muito afiada, e todos os membros tocam muito bem, mas, ainda tem que desenvolver bastante a presença de palco e a relação com a galera, principalmente com os que não os conhece pessoalmente para não criar uma má impressão e assim conseguir passar mais a essência do Metal Negro a todos. 
De forma geral achei o show do Akerbeltz bem fraco, pois já tive oportunidade de presenciar muitos eventos da banda sem comparação com esse, talvez seja pela mudança recente na formação e espero sinceramente ver shows com antes em breve.

O evento de forma geral foi muito bom, o publico que compareceu está verdadeiramente de parabéns, pois nessa semana tínhamos shows em BH durante todo o final de semana, começando de quinta-feira até o domingo e mesmo assim tivemos um publico considerável nesse evento.

A organização também está de parabéns pela iniciativa, mas, deve apenas para os próximos olhar os problemas que aconteceram na aparelhagem nesse show e não deixar que a mesma seja regulada durante a apresentação das bandas, mas antes do evento, para isso as bandas também deverão cooperar e chegar com antecedência à casa de shows para que isso seja possível.

Foi um evento que com certeza entrará para história do Metal Extremos de Belo Horizonte, e que venham os próximos.

Nota final: 7,0
Resenha por: Matheus Guerra (contato@warmetalbr.com)

Confira mais fotos do show clicando >>>AQUI<<<

Compareçam nos próximos eventos desse mês com apoio e divulgação WAR METAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário