4 de dezembro de 2012

Mulheres no Metal: Documentário será lançado amanha em BH



“Mulheres no Metal”: Documentário traz impressões e relatos de importantes mulheres da cena do Heavy Metal brasileiro.

Produção independente e inédita será lançada 05 de dezembro de 2012, no centro cultural da UFMG.

Algumas experiências femininas na cena do heavy metal do Brasil estão reunidas no “Mulheres no Metal”, documentário que traz relatos de integrantes das bandas precursoras do metal feminino no país, como a mineira Placenta e as brasilienses Valhalla e Flammea. A produção será lançada na quarta feira, dia 5 de dezembo deste ano, às 20h, no centro cultural da UFMG, em Belo Horizonte.

A ideia do documentário surgiu da observação de que, apesar de haver uma presença feminina considerável e atuação relevante desde o início da cena heavy metal no país, materiais sobre o metal feminino nunca haviam sido compilados anteriormente em vídeo. As mulheres não só fazem parte desse meio como também ajudaram a construir as cenas locais, seja com suas bandas, produções ou outros tipos de atuação. O vídeo pretende desvelar essa presença, mostrar o que a história contada por “eles” não trouxe, e iniciar reflexões sobre preconceitos e novas possibilidades da inserção feminina neste gênero musical.

Contemporânea das grandes bandas do metal mineiro, como Sepultura, Sarcófago, Multilator e Overdose, o Placenta foi a primeira banda de heavy metal formada apenas por mulheres no Brasil, com uma carreira rápida iniciada em 1985 e encerrada na própria década de 80, mas de grande importância para a cena: O Placenta abriu portas para outras grandes bandas do metal feminino como o Volkana (1987), Flammea(1988) e Valhalla (1990).

A iniciativa do vídeo também é de uma mulher, admiradora e espectadora que traz o gosto pelo heavy metal desde a adolescência: a jornalista Gracielle Fonseca, que também é uma das autoras do documentário “Ruído das Minas: a origem do Heavy Metal em Belo Horizonte”, junto de Filipe Sartoreto e Rafael Sette Câmara. “Ruído das Minas” foi um trabalho de conclusão de curso em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, terminado em 2009 e lançado em festivais como o In Edit, Indie e também exibido pela MTV Brasil.

O lançamento de Mulheres no Metal está marcado para dia 05 de dezembro,às 20h, no Centro Cultural da UFMG, em Belo Horizonte. A ideia é que após o lançamento o vídeo seja disponibilizado para download no mulheresnometal.wordpress.com. No blog, também serão divulgados extras, frames, fotos históricas e outros materiais.

Com orçamento ultra restrito e apoio da Associação Imagem Comunitária, o vídeo é um exemplo de produção colaborativa entre mulheres da cena e também entre diversos amigos e amigas que contribuíram com a ideia. A associação Imagem Comunitária é uma organização não governamental que existe desde 1993 e trabalha na perspectiva da democratização da comunicação e acesso público aos meios de produção e ocupação dos espaços públicos televisivos. A associação apóia diversos projetos de coletivos, com suporte à produção e empréstimo de equipamentos. As propostas de parceria são apresentadas via o e-mail proposta@aic.org.br. Foi a partir desse formulário de proposta que o documentário “Mulheres no Metal” ganhou corpo e apoio, principalmente no empréstimo de câmeras e materiais para filmagem, bem como com suporte de pessoal em processo formativo para edição de vídeo.

Noticia enviada por: Fabiana Santos (fabianabh.santos@gmail.com)

Fonte:  Release oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário