22 de maio de 2012

RESENHA: NOCTURNAL DEPRESSION / CAUTERIZATION / HURTGEN / INCREDULUS - 30/4/2012 - FOFINHO ROCK BAR - (SÃO PAULO/SP)

Confiram resenha realizada pela Dark Radio do evento que contou com a presença das hordas: NOCTURNAL DEPRESSION / CAUTERIZATION / HURTGEN / INCREDULUS em São Paulo/SP
“Na véspera do dia do trabalho, em uma noite típica paulistana, chuvosa e fria, os headbangers se aglomeram em frente à conhecida e tradicional casa de shows Fofinho para mais uma   celebração ao metal extremo.
Com cerca de uma hora de atraso dá-se início à destruição.
O trio da banda Incredulus, de Minas Gerais, abre a noite com o seu poderoso black metal old school, com letras discorrendo sobre o oculto em português, já demonstrando aos ali presentes que estava por vir.
Na sequência os paranaenses do Hurtgen tomaram o palco com o seu som Black /Death metal empolgando de vez o público. Seu set contou com músicas muito bem executadas, coisa de quem não começou agora. Eles estão na estrada já a algum anos, deram uma parada e retornaram recentemente com força total. Destaque para a ótima performance da banda.
Uma das bandas mais esperadas da noite sobe ao palco, o Cauterization, de Presidente Prudente. O trio conta em sua formação com Jr. Trojillo, baterista da lendária Industrial Noise, Well Moia do baixo e backings e Maysa guitarra e voz. Maysa sintetiza a definição da “bela e a fera”, porém, num mesmo corpo. Ao subir no palco libera uma fera irracional. Quem não conhecia  a banda ficou perplexo ao se dar conta que aqueles urros demoníacos vinham de uma bela mulher.
Se não bastasse o vocal extremo, a bela fera ainda é dona de grande técnica ao empunhar sua(s) guitarra(s), com riffs estarrecedores. Isso junto com o poderoso e pesado som do baixo do Well, seu backing vocal rasgado contrastando com o gutural de Maysa, e a destruidora bateria de Trojillo mostra que o Cauterization está entre as grandes promessas do underground extremo.
Chegada a hora do headliners da noite, que, após um rápido ajuste de som, saíram do palco,  deixando muitos sem entender porque eles subiram ao palco e depois saíram.
Pouco tempo depois retornaram ao palco caracterizados e sendo ovacionados pelo público. Os franceses da banda de depressive black metal Nocturnal Depression, eram esperados há muito tempo pelos fãs brasileiros e finalmente ao tocar no Brasil não deixaram nada a desejar para aqueles que tanto os esperaram.
Com uma performance de palco extraordinária e um som avassalador, mais uma vez, os desavisados que não conheciam a banda foram surpreendidos.
Não há como destacar somente um ou outro na banda, todos são excelentes músicos, Lord Lokhraed, vocal e guitarra da banda, excelente músico que apesar de ser portador de deficiência física, toca seu instrumento com maestria, o que seria impossível para muitos. O baterista que a banda trouxe executou sua função com extremismo e violência.
O baixista e o guitarrista são um show a parte, com excelente performance de palco, não param um segundo. O guitarrista, que também faz vocais em alguns sons,  com sua caracterização,  parece um zumbi, um ser extremo, decadente.
Discorreram por toda a sua discografia, de 2004 ao último full length, de 2011.
Tocam com alma o que falam em suas letras: suicídio... depressão... melancolia... desespero...tudo muito bem sintetizado, exteriorizado através de uma melodia brilhante e comovente.
Foi um show memorável.
Uma noite que os que estavam presentes ali não esquecerão jamais”.

(Texto: Marly Cardoso - Fotos: Cláudio Cardoso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário