Em 2015, o polonês Krzysztof "Derph" Drabikowski criou o Batushka, uma banda de black metal, inspirada nas igrejas ortodoxas do leste europeu e utilizando como idioma o antigo eslavo eclesiástico. Esta ideia fora da curva veio após seu idealizador ler comentários em um vídeo de música ortodoxa no YouTube, afirmando que "hinos de Deus são mais metal que qualquer black metal satânico por aí." Sabe quando alguém lê uma provocação e pensa: "Ah, é?" Bem, Krzysztof levou a sério.
O sucesso de "Литоургиiа", primeiro álbum do Batushka, foi gigantesco, e amplamente atribuído ao seu criador, Krzysztof, creditado pela maior parte da produção e gravação do disco, com exceção de bateria, a cargo de Marcin Bielemiuk, e parte das vozes, gravadas por Bartłomiej "Bart" Krysiuk, dono do Withing Hour Productions, selo que lançou o disco.
Em 2018, Krzysztof anunciou no Instagram sua decisão de se separar do vocalista Bart, alegando que ele teria tentado roubar sua criação. Uma semana depois o post foi removido, e uma nova postagem informava que Krzysztof não participaria das atividades da banda e qualquer página administrada por ele seria derrubada por uso indevido de propriedade intelectual e propriedade de marca registrada.
Foi iniciada uma batalha na justiça, e em maio de 2019 foi decidido que Bart não poderia lançar músicas ou fazer shows com o nome Batushka. Um mês depois, Bart anunciou que conseguiu apelar a decisão, e, portanto, as duas partes poderiam utilizar o nome Batushka até o fim do processo. Krzysztof lançou em 2019 o álbum "Панихида" pelo seu próprio selo e fez algumas apresentações, enquanto Bart assinou com a Napalm Records, lançando singles, um álbum, dois EPs e um disco ao vivo, além de muitos shows.
"Em 29 de maio de 2024, em Varsóvia, numa audiência privada no caso Krzysztof Drabikowski v. Bartłomiej Krysiuk, para a proteção dos direitos pessoais no campo da publicidade ou promoção, para a proteção de copyright, e no caso de um recurso de Bartłomiej Krysiuk v. Krzysztof Drabikowski para a proteção dos direitos pessoais no campo da publicidade ou promoção, prevenção e combate à concorrência desleal, por violação do direito ao registo de uma marca da União Europeia, o tribunal decidiu na ação principal.
A versão do Batushka do vencedor Krzysztof "Derph" Drabikowski já anunciou suas próximas apresentações, entre elas uma participação no importante Hellfest, na França. A versão do Batushka de Bart promete, entre outros shows, uma turnê brasileira para o mês de agosto.
Autor: Emanuel Seagal
Publicado originalmente no site Whiplash
Nenhum comentário:
Postar um comentário