Páginas

30 de maio de 2022

Resenha: Crypta, Nervochaos, Krisiun e Belphegor (Belo Horizonte - 26/05/2022)


O dia 26/05/2022 com certeza será um dia que ficará para a história. Após um longo tempo de ausência de eventos devido a pandemia do Covid-19, em 2022 finalmente tivemos o retorno dos eventos presenciais.

Belo Horizonte já havia experimentado esse retorno no dia 13/05 a volta de eventos internacionais com a apresentação do Cannibal Corpse, que se apresentava pela segunda vez na capital mineira. Infelizmente nesse não foi possível comparecer.


Cheguei um pouco atrasado para o show, pois a primeira banda (Crypta), estava com seu início marcado para as 19:30, mas esse evento foi na quinta-feira, ficando um pouco complicado para quem saiu do interior até chegar ao local do show em BH.

Logo de cara foi possível perceber que o público compareceu em peso, ignorando completamente que era um dia de semana, sendo assim a casa estava bem cheia. Isso é muito bom, pois lembro-me que antes da pandemia estávamos vivendo um momento de esvaziamento dos shows, inviabilizado inclusive assim muitas tours no Brasil, que estava ficando com uma ou duas datas apenas. Vale lembrar que o que faz a cena acontecer é o público e os eventos nessa magnitude só podem acontecer caso tenha uma quantia considerável de pessoas para apoia-lo.

Outra questão importante que preciso destacar foi a presença em peso de mulheres no show, não que elas não estivessem presentes antes, mas o número dessa vez foi perceptivelmente bem maior que de costume, mostrando assim um grande avanço da cena durante a pandemia e que o público feminino (que sempre esteve presente) está cada vez mais ocupando seu espaço na cena, que se mostrou muitas vezes bem machista.

Como dito, cheguei com um pouco de atraso ao evento, mas foi possível pegar ainda as duas ultimas músicas da Crypta. Com uma performance excelente a banda abriu o evento com um som forte e agressivo. Quero destacar a presença de palco fantástica da banda e a comunicação com o público perfeita, fazendo com que a galera agitasse cada vez mais com cada riff, principalmente ao final do show quando foi anunciada a musica From the Ashes, se não me engano.

Na sequência subiu ao palco a já tradicional Nervochaos. Banda essa que já é uma velha conhecida do público mineiro, tendo se apresentado por aqui diversas vezes, conseguiram fazer um som forte e com muita técnica, sendo possível perceber o total entrosamento entre os músicos, que conseguiram fazer um Death Metal rápido, pesado e sem embolar o som, contudo não empolgou o público tanto quanto as outras bandas, sendo um show um pouco mais centrado.

Logo depois foi a vez do Krisiun que também já é velha conhecida do público mineiro e já fazia tempo que não se apresentava por aqui. O Krisiun conseguiu fazer um set que mesclava musicas clássicas com outras mais novas e empolgou bastante a galera presente que abriu uma roda gigantesca nesse momento. Exaltou a honra de tocar em Belo Horizonte e a história de grandes bandas que saíram de Minas Gerais. O ponto auto do show foi quando em sua fala o Vocalista Alex Camargo falou exaltou a banda Crypta e a grande presença das mulheres no show, ainda posicionou-se muito assertivamente contra o fascismo, puxando ainda um coro “Ei Bolsonaro vai tomar no c*”.

Como se não bastasse o show destruidor do Krisiun, já quase no final foi executado de forma sensacional um cover da clássica Ace Of Spade do Mothorhead.

Para finalizar a noite de quinta-feira subiu ao palco os austríacos da Belphegor. Eles já haviam tocado em Belo Horizonte uma outra vez com a Morbid Angel e Hagnarok, porém em um show cheio de problemas e com setlist bem reduzido no Setembro Negro.

O show começa com a atmosfera sombria, o palco muito bem ornamentado completou o ambiente e o vocalista Helmuth com um crânio de bode, nesse momento a galera levanta seu celulares para registrar a cena. 

Logo depois inicia o som com um Death/Black metal de melhor qualidade, tocando vários clássicos (faltaram algumas músicas) e empolgando totalmente o público ali presente. O show foi sem muitas palavras, apenas alguns “Obrigado” e “Belo Horizonte”, mas um som atrás do outro.

Ao fim o público ficou com cara de “já acabou?”, esperando a banda retornar para o palco e tocar ao menos uma saideira, mas não retornaram, ficando a impressão que o show acabou do nada.

Queremos parabenizar o Mister Rock pela organização ótima da casa que conseguiu receber o público grande sem maiores problemas, parabenizar também toda a galera presente que fez bonito em comparecer e curtir o show da melhor forma possível cada um do seu modo e com respeito ao outro. Parabenizar também a Agencia Sob Controle pela iniciativa e a coragem de fazer esse evento em BH mesmo sendo na quinta-feira. Que venham os próximos!!!!!

Confira mais fotos do evento >>AQUI<<

Infelizmente, não foi possível pegar o setlist de cada uma das bandas e as fotos poderiam ter ficado melhores, mas não conseguimos o credenciamento para esse evento (o que facilita bem a cobertura), e isso dificulta um pouco pegar bons ângulos para as fotos e o contato com as bandas. Independente de credencial ou não, sempre que possível estaremos presentes para apoiar a cena, mas acredito ser importante ao menos um retorno sobre o pedido de credencial, mesmo que seja negativo, pois assim conseguimos nos programar melhor para o evento.

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário