23 de julho de 2014

Resenha: O Despertar dos Guerreiros Noturnos VII (Belo Horizonte/MG - 17/05/2014)

A tarde do dia 17/05/2014 aconteceu um dos eventos mais tradicionais do Underground de Belo Horizonte, “O Despertar dos Guerreiros Noturnos” que nessa ocasião completa sua 7ª edição e mostrou a evolução que acontece a cada ano.
A edição de 2014 foi inovadora em dois sentidos, primeiramente foi feita em uma casa que ainda não havia sido utilizada para esse tipo de evento. O espaço é ótimo, grande e bem underground. Além disso nessa edição contamos também com exposições artísticas de várias vertentes, o que nunca havia visto em nenhum outro evento.
O evento estava marcado para início as 13:00, mas devido a alguns problemas com a aparelhagem e também a falta de publico nesse horário a primeira banda subiu ao palco somente as 16:30.
A Abertura do evento ficou por conta da Negro Bode Terrorista, uma banda relativamente nova mas que já vem conquistando seu espaço no underground. Nesse momento a galera ainda estava bem espalhada e ao som dos primeiros acordes começaram a se aglomerar próximo ao palco, muitos ali presentes ainda não conheciam a banda.
O Negro Bode Terrorista mostrou um som rápido e com passagens cadenciadas e simples, mas mostrou um som muito bem definido, mesmo nas partes mais rápidas para quem estava assistindo o show conseguia sentir cada acorde.
Com um visual carregado e som simples o Negro Bode Terrorista conseguiu passar todo ódio e brutalidade proposto e o som na linha do metal extremo feito no início da década de 90, com ótima presença de palco de todos os integrantes e para mim a melhor apresentação do evento.
As 17:43 foi a vez da Wolf´s Legacy, banda também nova e que também já conquistou seu espaço no underground, veio com uma formação bem diferente da ultima apresentação que presenciei em Conselheiro Lafaiete/MG, com a saída de dois integrantes e dessa vez estava no palco todos os 3 integrantes do Incredulus além dos demais integrantes da horda.
A apresentação começou com uma ótima introdução de Uivos. A horda mostrou estar bem entrosada, pois, apesar de alguns erros de execução, os mesmos eram contornados com facilidade sem perder o ritmo da musica.
O Wolf´s Legacy conseguiu empolgar muito a galera que estava presente que aprovou o som rápido, com passagens “depressivas” e muito bem executado, que mostrou além de um ótimo som muita essência e sentimento, o que hoje infelizmente é pouco vista em muitas hordas.
As 18:30 sobe ao palco a primeira banda vinda de fora do Estado de Minas Gerais, o Malediction 666, que veio com um som cravado com um Power trio fazendo um Death Metal de forma tradicional, coisa rara em dias atuais, um Death Metal sem frescuras e sem exagerar na velocidade.
Mostrou uma apresentação dentro da expectativa de todos que esperavam muito pelo som dessa banda e queriam ver um Death Metal de qualidade.
A banda exaltou a primeira apresentação em Belo Horizonte e mandou também um foda-se a chamada “geração quarto” que são aqueles que se limitam a baixar MP3 e criar intrigas na internet e que não apóiam verdadeiramente a cena. Nesse momento a banda foi muito feliz em suas colocações, pois aqui em BH, assim como qualquer lugar do país, está cheio desse tipo de gente...
As 19:50 começa a apresentação da banda paulista de Folk Metal Sigfadhir, que mostrou que podemos sim ter eventos abrangendo várias vertentes do Metal e que o Folk Metal pode muito bem tocar em meio a bandas de Death e Black Metal. Mostraram-se estar muito bem ensaiados e levaram os sons do álbum “Galdra Smidr” de forma perfeita, mas com mais peso que no CD. O ponto alto do show e que fez o publico presente agitar foi o cover em homenagem ao grande Bathory e com certeza o Sigfadhir conseguiu passar o sentimento e essência que queriam em sua apresentação. E a apresentação é encerrada com mais um cover, dessa vez do Isengard.
Na seqüência, as 20:20 sobe ao palco a banda por muitos mais esperada da noite, o Hardegon, que veio direto de Recife/PB mostrou um som simples e direto e com uma ótima presença do baixo.
Um Power Trio que conseguiu fazer um som que agitou bastante os ali presentes a pesar de nesse momento muitos estarem espalhados pela casa, dando a impressão que a casa estava mais vazia devido ao seu tamanho.
O Hardegon conseguiu mostrar a antiga essência do Metal Negro, fazendo um som simples, mas muito bem executado, com destaque para a musica Queime que foi executada ao final da apresentação.
O fim do evento ficou a cargo da também paulista Morte Negra, que a meu ver dividiu o “título” de melhor apresentação da noite com a Negro Bode Terrorista.
Um som muito foda e bem trabalhado com claras influências de Rotting Christ em sua melhor faze. Além de um ótimo som o Morte Negra conseguiu passar um energia que poucas bandas conseguem passar nos dias atuais e essa é com certeza uma banda que espero rever em breve.
De forma geral o evento foi ótimo, com uma estrutura exemplar sem falar da inovação com os stands que transformou o evento em uma verdadeira exposição.
O ponto fraco do mesmo foi o publico que não compareceu como esperado, provavelmente devido a quantidade de eventos em datas próximas  e principalmente pelo horário, pois em Belo Horizonte as pessoas estão acostumadas a sair de suas casas por volta das 20:30 para ir para shows e para fazermos eventos a tarde ainda teremos que criar esse tipo de cultura nas pessoas, mas, por parte da organização o evento não só atendeu, mas acredito que superou as expectativas de boa parte dos presentes.
Parabéns a organização por mais um “O Despertar dos Guerreiros Noturnos” e que venham as próximas edições.
Nota: 9,0
Resenha por: Matheus H. Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário