25 de abril de 2014

Resenha: Thorhammer Fest 2014 (São Paulo/SP - 18/04/2014)

No dia 18/04/2014 aconteceu em São Paulo/SP o Thorhammer Fest. Este evento é com certeza o mais tradicional da cena Folk Metal do Brasil e vem evoluindo a cada ano que se passa. Esse ano o evento contaria com as bandas: Arthanus, Vingard, Pagan Throne, Iron Woods e a atração internacional Thyrfing.
O War Metal teve a oportunidade de ir para São Paulo e acompanhar esse grande evento que vocês ficam sabendo dos detalhes abaixo:
Cheguei a porta do evento por volta das 16:00 e as apresentações de lutas medievais já haviam acontecido, o que foi um diferencial das demais edições que essa apresentação acontecia no intervalo entre os shows.
A primeira observação que tenho a fazer é sobre a casa, que tem um ótimo espaço, logo quando entramos podemos ver as bancas com vendas de diversos produtos. Havia também uma área específica para fumantes, mas, essa não era muito boa, pois era bem pequena para o tamanho da casa e ficava sempre lotada, o salão onde acontece os shows é bem grande. O ponto a melhorar é grande dificuldade para a compra de comidas e bebidas, pois após pegar a fixa, a fila adquirir o produto era gigantesca o que desanimava muito e deixava algumas pessoas irritadas. A sugestão para o próximo ano é espalhar pequenas bancas com bebidas no salão de show, pois assim quem quiser comprar uma cerveja não precisa sair do ambiente de show para adquiri-la, com isso tenho certeza que também aumentaria o número das vendas.
Agora vamos aos shows. Não sei o que aconteceu ao certo, mas, a banda Vingard, foi cancelada, quem souber o motivo pode postar um comentário no final dessa resenha.
 
As 16:40 inicia-se o evento com a banda Arthanus, que demonstrou um Viking Metal com pegadas fortes e vocal pesado ao estilo Amon Amarth, um som muito bem trabalhado e a banda muito bem ensaiada, que junto a ótima aparelhagem do evento parecia que estávamos ouvindo um CD. Não sei o que aconteceu, mas, no momento do show do Arthanus as luzes do salão ainda estavam acesas o que atrapalhou um pouco, além disso, muitos ainda encontravam-se do lado de fora e quando a banda começou a tocar as pessoas se apressaram para entrar e aos poucos foram se acomodando em frente ao palco.
Uma crítica que tenho a fazer é acerca do visual da banda que achei fraco como vocês podem ver nas fotos, é apenas uma sugestão, acho que a banda pode explorar um pouco mais o visual, a pesar do principal ser a ideologia e a musica, mas um bom visual faz um ótimo clima durante a apresentação.
A próxima a se apresentar foi o Pagan Throne do Rio de Janeiro que iniciou sua apresentação por volta das 18:15. Já havia ouvido falar muito bem dessa banda e esperava ansioso pela oportunidade de finalmente conhecer seu som.
No início tiveram um problema técnico com o notebook conectado ao teclado e devido a isso o show demorou um pouco para começar. Quando finalmente começa a apresentação confesso que fiquei surpreendido pela grande qualidade do som apresentado com pegadas fortes e passagens Black Metal.  A banda demonstra um som muito original e foi com certeza a melhor apresentação dentre as bandas de abertura. Gostei muito da pegada do som, principalmente as passagens de teclado que ficam bem marcantes e fazem um clima particular na apresentação do Pagan Throne. Quero ainda ter a oportunidade de fazer uma resenha do álbum desses caras aqui no War Metal. Álbum este que inclusive tem o mesmo nome do álbum da banda que toco (Barbarian Warriors in Search of Wisdom) Pagan Hearth.
Outro ponto muito forme e marcante na apresentação do Pagan Throne é o visual, muito forte e puxado para Era Hiboriana.  Sinceramente não entendi e não gostei nada do visual do baixista, que em minha opinião contrastou demais com os demais da banda (que estavam todos com um visual muito foda), e em minha opinião muito feio, acho que a produção dele poderia ser melhor, parece que apenas jogou um pano e boas.
Mas de forma geral a apresentação do Pagan Throne foi ótima e que me surpreendeu bastante.
Na seqüência, as 19:20, foi a vez do Iron Woods, banda esta que já se apresentou em edições anteriores do Thorhammer Fest e com certeza era uma das bandas mais esperadas da noite. O Iron Woods veio com seu novo álbum, um EP de nome “Death Hail and Glory” lançado em 2013. Com suas tradicionais armaduras e elmos a banda iniciou com uma intro que também teve problemas técnicos, e após a saudação com a espada iniciam com a musica “Iron Woods”, a galera agitou bastante e nesse momento a  casa estava muito cheia, boa parte do publico cantava as musicas junto com a banda. Começam outros problemas técnicos e a guitarra começa a falar, ouve-se microfonias, mas a banda não deixa isso atrapalhar sua apresentação.
A pesar do novo álbum o Iron Woods veio com uma apresentação de musicas tradicionais e tocou musicas dos trabalhos anteriores, demonstraram estar muito bem entrosados e fizeram uma ótima apresentação, com grande destaque para o momento que foi executada a musica “Hail Beer”, onde praticamente todos cantaram e fizeram do Thorhammer Fest uma grande taberna.
As 20:35 sobe ao palco a banda mais esperada da noite, o Thyrfing, que fez uma coisa que em termos de bandas internacionais eu nunca tinha visto, pois, muitos ali presentes esperavam musicas de seu lançamento recente “De Ödeslösa”, e isso em um cenário que bandas européias vem somente caindo de produção e o Thyrfing sobe fazer um ótimo álbum e muito aceito pelos fãs.
E eles começaram muito bem com a intro e entrando direto na musica “Mot Helgrind” do novo álbum. No total foram executadas 3 musicas do novo álbum intercaladas no Setlist, mas em minha opinião, as melhores partes do evento foram as musica executadas do álbum “Thyrfing” que foram emendadas em outras, que para mim esse álbum, juntamente com o Valdr Galga  tem um sentimento especial, pois foram um dos primeiros, se não os primeiros, álbuns de Viking Metal que ouvi.
A banda estava com um som bem superior que as bandas de abertura, não sei se foi questão de equalização ou a aparelhagem era diferente, mas a diferença foi brutal. Quando a banda entrou no palco e eu vi que não havia um tecladista logo pensei que o show seria uma bosta, pois como uma banda com o teclado tão marcante como o Thyrfing faria um show sem, mas foi usado um Sampler, que quando ouvi fui pessimista novamente e achei que o som iria ficar artificial, mas muito pelo contrario, o som ficou perfeito, todas as musicas muito bem executadas e mesmo os cortes que foram feitos em algumas das musicas foi perfeito.
O visual sujo da banda, juntamente com os banners com o logo espalhados no palco fizeram um ótimo visual.
A presença de palco, principalmente do vocalista foi um show a parte, eles demonstraram a satisfação de estarem no Brasil e se entregaram profundamente, contagiando todos ali presentes que colocavam as mãos para o ar e bateram muito cabeça durante todo o show.
Realmente esse foi um dos melhores shows de Viking/Metal que pude assistir.
A organização do evento também está de parabéns pela iniciativa de trazer bandas desse porte para tocar em terras brasileiras e por fazer um evento de qualidade como o Thorhammer Fest, espero que absolva as críticas construtivas, principalmente em relação a cerveja que foi praticamente o único ponto fraco do evento.
Com certeza o War Metal estará presente novamente na edição 2015. Por falar em próximo evento ele já tem data marcada e já está com as bandas fechadas. No próximo ano promete estar tão bom ou até melhor que esse, no dia 21/04/2015 contaremos com a presença das bandas: MANEGARM, ARANDU ARAKUAA, HAGBARD e RED SUNLIGHT, para maiores informações clique >>>AQUI<<<
Confira também mais fotos do evento clicando >>>AQUI<<<
Nota final: 9,0
Resenha por: Matheus Guerra
Fotos por: Rayana Guerra e Matheus Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário