8 de abril de 2014

Resenha: Putridus Vox Ritual - Primeira Evocação (Campina Grande/PB - 15/03/2014)

O dia 15/03/2014 foi um dia mais que importante para mim, primeiramente por poder estar em um evento na região nordeste, o PUTRIDUS VOX RITUAL – PRIMEIRA EVOCAÇÃO , região essa a algum tempo admirada por mim por uma cena forte e intensa na qual tinha muita vontade de conhecer de perto. Nesse evento ainda pude tocar com uma das bandas mas respeitadas por mim e por boa parte da cena de Minas Gerais e nacional, o Defacer, que tenho grande orgulho de fazer parte a partir desse momento.
Para mim o evento começou na madrugada do dia 14 para o dia 15, e só terminou no dia 17/03/2014, onde fomos muito bem recebidos por um dos organizadores do evento Diego e sua esposa Monaliza, que nos trataram muito bem do primeiro ao ultimo instante que estivemos em Campina Grande, podemos conversar e conferir o quanto tais pessoas são responsáveis e integras em seu ideais e o quanto batalham para manter acesa as chamas do verdadeiro underground, se tivéssemos em cada cidade de nosso país ao menos um casal como esse tenho certeza que nossa cena seria ainda mais forte.
Vamos agora falar do evento, chegamos na casa por volta das 20:00 e já haviam alguns headbangers na porta, o que fez a expectativa aumentar ainda mais, pois, tudo indicava que seria uma grande noite, a casa de show tinha uma boa capacidade e era em um prédio histórico e bem underground.
O evento atrasou muito para começar devido a bateria que não estava no local, não compreendi muito bem o que estava acontecendo, mas as apresentações iniciaram-se somente por volta das 23:00 e com a casa nesse momento extremamente cheia.

A primeira horda a se apresentar foi o DCLXVI de Campina Grande/PB, com os primeiros acordes a multidão que ainda aguardava o início do evento do lado de fora da casa se apressou para entrar e não perder nada do show. O DCLXVI apresentou um som bem técnico e obscuro  mostrando a essência do Black Metal, com pegadas bem tradicionais e toques de Heavy (tradicional) agitou muito todos ali presentes que aguardavam ansiosos para o início do evento.
Na seqüencia tivemos a horda de Fortaleza/CE Hecate, apresentação que eu esperava muito, pois, a tempos não via o show dessa que é uma das maiores hordas do cenário nacional com 19 anos de estrada e sempre fiel a seus princípios ideológicos e nesse evento estava fazendo o lançamento de seu último trabalho, um EP de nome V.I.T.R.I.O.L. Para essa apresentação as tradicionais tochas foram acesas no palco que já havia sido muito bem ornamentado com crânios de bode desde o início do evento. Após uma bela introdução inicia-se o som que levou a todos presentes a outra dimensão. Um som muito bem executado que levou a muitos cantarem boa parte das musicas, com um destaque para o clássico “Entrar No Prazer Eterno” que leva todos ao delírio logo com as primeiras notas do teclado.
A próxima horda a se apresentar foi o Infernal Inquisition de Campina Grande. Assim como a DCLXVI  , conheci a horda no momento do show e logo percebi um som único, que consegue mesclar muito bem um Black Metal mais depressivo com bases rápidas, bem trabalhadas e ao mesmo tempo simples como deve ser o Metal Extremo, sem “frescuras”. Além disso a horda consegue também passar uma obscuridade muito particular, o que deixa o ambiente sombrio e mórbido, com destaque para a ótima performance do vocalista que contribui ainda mais para o ambiente descrito acima.
*Quanto o sol já se projetava no horizonte sobem ao palco os mineiros do DEFACER, as cortinas se abrem e após uma introdução eles começam a destilar sua ira com o hino HERETIC HATE, os corpos cansados se levantam e apreciam toda a força daquela horda que se apresentará pela primeira vez na Paraíba. Contato com dois novos integrantes que entraram na horda pouco tempo antes do evento, Matheus Guerra (Dark Opus) no baixo e Vinicius Melo na bateria, o Defacer veio não apenas fazer uma apresentação impecável mas grandiosamente mágica, os hinos entoavam sessões da década de 90, sendo uma honra para todos apreciarem uma horda com mais de 20 anos na estrada, e não apenas isso, mas são 20 anos de firme caráter e atividade no subterrâneo. Ao meio do show o vocalista e tecladista da horda Incredulous Cataclism conversa com o publico falando de sua satisfação por está tocando em Campina Grande além de desferir sabias palavras contra a domesticação cristã. ANGUISH foi o hino que encerrou o PUTRIDUS VOX RITUAL – PRIMEIRA EVOCAÇÃO, todos, hordas e publico, emocionados com este grande desfecho, de um grande encontro ao som daquele imponente hino, tão imponente quanto o sol que já se erguia sobre nós!
De forma geral, o evento foi muito bem organizado, com ótima aparelhagem e as hordas se sentiram a vontade para tocar seu repertório sem pressão do tempo, isso porque como foram apenas 4 hordas o tempo pode ser muito bem distribuído entre elas, mesmo com o atraso já citado para iniciar o evento.
Nota: 9,0
Resenha por: Matheus Guerra
*Resenha da apresentação do Defacer por: Outro Evocate Mantra

Nenhum comentário:

Postar um comentário