24 de abril de 2014

Resenha - Hellbanger Ritual 4 (Belo Horizonte - 12/04/2014)

Saudações caros leitores! As duas próximas resenhas (Hellbanger Ritual 4 e Metal Hordes) serão realizadas de forma diferente do que fazemos de costume aqui no WAR METAL. Vou concentrar-me em falar dos eventos de forma geral, incluindo organização e coisas do tipo e não me aterei as apresentações das bandasbandas, pois, como participei de ambos os eventos com as bandas em que toco, Barbarian Warriors in Search of Wisdom e Dark Opus respectivamente, não haveria possibilidade de resenhar um evento no qual fiz parte tocando.

Esse ano o evento (Hellbanger Ritual 4) contaria com a presença das seguintes bandas: BELZEC (Lima/Peru), BARBARIAN WARRIORS IN SEARCH OF WISDOM (Belo Horizonte/MG), FREEZING (Belo Horizonte/MG), CHAOS 666 (Juiz de Fora/MG), BLASPHEMICAL PROCREATION (Juiz de Fora/MG) e THY LEGIONS (Gravataí/RS), mas, semanas antes do evento o Belzec cancelou sua apresentação devido a problemas com o guitarrista da banda (Veja maiores informações sobre o caso clicando >>AQUI<<) e na semana do evento a Freezing também cancelou sua apresentação alegando problemas de ordem interna da horda.

O Hellbanger Ritual, é um evento que acontece em Belo Horizonte anualmente desde 2010 com ótimos shows, em sua primeira edição trouxe bandas como Dominus Praelii, em sua segunda edição foi a vez do Besatt. No ano passado teríamos o Azaghal, que na ocasião teve sua tour no país cancelada e esse anos seria o Belzec que também teve a tour cancelada.

Infelizmente o evento desse ano caiu bastante de qualidade, não pelo cancelamento de duas bandas, pois, isso aconteceu por fatores que não estavam nas mãos dos organizadores locais, e também não pela seleção das bandas, que sempre foram bandas de qualidade. Aconteceram várias coisas no evento desse ano para que ele caísse de qualidade e vou citar alguns casos abaixo.

Primeiramente quero deixar aqui um elogio pela grande força de vontade do Cazé que organizou o evento, que tinha tudo para não acontecer, pois estava dando errado desde o começo, mas, se manteve firme na batalha e fez com o evento acontecer mesmo após o cancelamento de duas bandas, mesmo com a probabilidade de público baixo e mesmo acontecendo vários shows na região no mesmo final de semana. Ele manteve-se firme e fez com o evento acontecer a qualquer custo, demonstrando grande honra com isso, mas quero também fazer uma crítica construtiva para os próximos eventos serem melhores.

Tenho aqui quatro críticas que quero que leve com oportunidade de melhoria para os próximos eventos e para que foque sempre na melhora e não no retrocesso, pois todas as edições anteriores do Hellbanger foram ótimas em todos os sentido, portanto faço sinceros votos que o nome do evento continue grande e melhore cada vez mais.

1 - O evento estava marcado para as 20:00 (O horário não saiu no flyer, mas foi divulgado na internet) e nesse horário não havia nenhuma aparelhagem ainda montada no local. Aparelhagem é uma coisa que deve ser olhada com muita antecedência e deve estar no local logo no início da tarde para caso aconteça algum imprevisto e assim não comprometer o evento que só foi começar após as 23:00 devido a dificuldade de regulagem da aparelhagem.

2 – A qualidade do equipamento de som é fundamental para um bom show, nesse caso me parece que esta era a aparelhagem de ensaio de alguma banda e foi montada as pressas o que comprometeu muito na qualidade do evento, lembrando que esse tipo de coisa já aconteceu em eventos anteriores. Lembrando que nesse evento o som ainda ficou bom depois de horas que o Crom (da banda Barbarian) ficou para conseguir equalizar.

3 – Divulgação – Uma grande arma para termos publico é a divulgação, mesmo tendo hoje a internet que é um grande veículo de comunicação, considero importante a impressão de flyers de boa qualidade e cartazes colados em pontos estratégicos da cidade, tudo isso ajuda muito na divulgação do evento.

4 – Um dos motivos da falta de publico, além do cancelamento do Belzec e do show que teve na sexta-feira em Belo Horizonte é a casa. Além de ser distante para muitas pessoas, a casa ainda está em condições ruins, o que desanima muitas pessoas de comparecer, é claro que para o headbanger que realmente quer ver o show não importa onde é o evento e em qual casa, o verdadeiro headbanger que quer apoiar sua cena, vai em qualquer lugar para ver as bandas locais se apresentando, assim como muitos compareceram e apoiaram-nos, mas é uma questão a se pensar, só para dar um exemplo, hoje temos também o Espaço Rock Bar que fica na região do barreiro, esse espaço é tão distante quanto o que foi esse evento, mas, ao menos tem estrutura suficiente para receber as pessoas, um bom ambiente de show e etc.

4 – A recepção para as bandas é outra coisa fundamental, independente se a banda for gringa ou nacional, principalmente para bandas de fora da cidade ou Estado, pois, devemos considerar que a banda pode estar cansada da viagem ou não e deve ser uma opção da banda beber, ficar com a galera ou dormir. No caso da organização desse evento não sei o que aconteceu com o Thy Legions que não tiveram nenhuma estrutura aqui em BH, pois, o organizador do evento sabe muito bem receber as bandas, temos bons exemplos com o Besatt e Abrahell, que até onde sei as bandas foram recebidas muito bem o que não aconteceu com a banda do sul de nosso país, por isso que tem que haver mais pessoas envolvidas na organização, pois, em quanto um recebe as bandas em um lugar separado do evento para que as mesmas possam descansar ou beber o outro vai organizando tudo na casa.

Sobre as bandas acredito que todas fizeram muito bem seu papel e fizeram ótimas apresentações independente da aparelhagem. Todas as bandas conseguiram fazer um ótimo som.

O pouco público presente no evento também fez um show a parte, prestigiando todas as bandas, agitando bastante e honrando o nome do Metal Negro, mesmo sendo poucos na hora da apresentação de cada banda o publico do local parecia que triplicava, pois todos concentravam ali suas energias e fizeram o evento acontecer, batendo muita cabeça.

Ao grande Cazé, que organizou o evento, como já disse antes, parabéns por manter sempre a chama acesa mesmo com todas as dificuldades do underground, parabéns por manter o evento de pé mesmo com tudo conspirando contra e agora é tirar as devidas lições dessa noite e partir para a próxima batalha!!!

A ordem de apresentação das bandas foi:

 

1ª - Chaos 666 (Juiz de Fora/MG)

 

– Barbarian Warriors in Search of Wisdom (Belo Horizonte/MG)

 

3º - Blasphemical Procreation (Juiz de Fora/MG)

4º - Thy Legions (Gravataí/RS)

Resenha por: Matheus Guerra (contato@warmetalbr.com)

Fotos por: Welligton Cardoso

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário