9 de dezembro de 2013

Resenha: War Ritual Metal Fest (Belo Horizonte - 11/11/13)

O mês de Novembro foi marcado por grandes shows Underground no país, nos quais tive o privilégio de presenciar 3 deles, O War Ritual Metal Fest III no dia 15/11/2013 em Belo Horizonte/MG, Hordes of Chaos no dia 16/11/2013 em Conselheiro Lafaiete/MG e para fechar o mês o Metal Devastation em 23/11/2013.

Na presente resenha falaremos do War Ritual Metal Fest III, esse foi mais um grande evento organizado pela Radio Web Roots na cidade de Belo Horizonte e contou com as bandas: Grave Desecrator, Metraliator, Sinner S, Thrash Attack, Black Invocation e Bonecrusher.

A abertura do evento ficou nas mãos do Thrash Attack, banda de Thrash Metal de BH que surgiu em 2003, como de costume a casa ainda estava enchendo nesse momento e boa parte dos headbanger foram chegando no decorrer da apresentação, que iniciou-se com bastante atraso (como de costume) as 22:30. A banda levou vários sons de seu álbum Death Gods. Esse álbum é altamente recomendado para os fãs do verdadeiro Thrash Metal, mas a apresentação ao vivo melhor ainda com bastante envolvimento de todos os integrantes. Quero destacar o baixo, muito presente, bem encaixado e com distorções que entram na hora certa.
 
 
 
 
 
As 23:40 foi a vez do Bonecrusher subir ao palco, banda de 2007, que já é muito conhecida na cena mineira pelo seu som super original e que dificilmente é possível se comparar a alguma banda. Essa era uma apresentação muito esperada por todos, principalmente porque essa banda iria lança seu novo trabalho durante essa apresentação, mas, infelizmente, não foi dessa vez que pudemos adquirir esse material, pois, devido à problemas com a gráfica o lançamento atrasou bastante. Não seu o motivo, mas, isso está virando rotina com as bandas de BH, se não me engano essa é a terceira banda a sofrer com esse tipo de problema, além do Bonecrusher tivemos também um relançamento do In Nomine Belialis e uma coletânea chamada União Destruidora do Lixo Nazareno que também demorou para sair devido a problemas gráficos. Fica aí o alerta para as demais bandas na hora de fechar contrato com gráficas que possam comprometer no lançamento do material. Vejam a capa do novo álbum do Bonecrusher abaixo:
 
 
 
 
 
 
Voltemos agora a apresentação, como sempre, foi uma ótima apresentação, podemos ter uma idéia do que está por vir no próximo álbum. Durante o show uma pequena pausa para explicar o que já falei acima. Uma ótima presença de palco de todos os integrantes, o que passa par ao público grande profissionalismo e experiência.

As 00:50 sobe ao palco, com novo vocalista a banda Metraliator de 2005, banda essa também muito conhecida na cena mineira e nacional, muitos estavam na expectativa para ver a performance do novo vocal e foi perfeita, sem duvida alguma o Metraliator foi a melhor banda a se apresentar nessa noite. O novo vocalista tem um vocal bem mais sujo que o anterior, o que deixou o som, na minha opinião, mais agressivo. Falou um pouco sobre as mazelas da política brasileira. O melhor momento dessa memorável apresentação foi durante a musica Sexual Violence do álbum Bestial Force onde o moch ficou gigante para o pequeno espaço da casa de show Matriz.
 
 
 
 
 
 
 
A próxima banda era uma das mais aguardadas da noite, o Grave Desecrator do Rio de Janeiro. Mostrou um entrosamento forte entre os integrantes e a satisfação de estar tocando em BH pela primeira vez. Com uma ótima presença de palco e visual a banda agitou bastante os headbangers ali presentes que tiveram oportunidade de presenciar um ótimo show. Com riffs marcantes a banda conseguiu fazer um bom show, mas, de certa forma um pouco “clichê” e não apresentou nada de muito novo.

Mas podemos falar que eles se portam muito bem no palco e sabem agitar a galera, mostrando grande profissionalismo e sentimento ao verdadeiro Metal fazendo uma ótima apresentação, conforme muitos ali já aguardavam.
 
 
 
 
 
 
 
Na seqüência foi a vez do já tradicional Black Invocation, fazendo seu Black Metal sujo, mas, trabalhado na medida certa. Podemos destacar mais uma vez a ótima presença de palco de toda a banda, mas, com destaque especial para o baixista, que a cada show esta mais insano. 

O show do Black Invocation também foi bem dentro do esperado pela já conhecida ótima performance da banda e seu repertorio contou com muitas musicas antigas e também musicas novas. Esta com certeza e a próxima banda que quero ver em uma entrevista no programa War Metal.
 
 
 
 
 
Para fechar a noite curtimos a Sinner S, nesse momento a casa já estava mais vazia, mas, isso não impediu a ótima performance da horda, que faz um Black Metal tradicional e sujo, mas que consegue passar muito sentimento.

Na resenha do evento anterior eu  havia dito que a banda precisava amadurecer um pouco mais e que o baixo fazia muita falta. Nessa vez tive a oportunidade de perceber a evolução da banda e nesse momento o baixo já não faz tanta falta, mas, ainda assim penso que poderia deixar o som ainda melhor. Podemos destacar a ótima presença de palco do vocalista, que não se importou se a casa estava cheia ou vazia e conseguiu cumprir seu objetivo, que era propagar a essência do verdadeiro Black Metal aos ali presentes.
 
 
 
 
 
 
No geral esse foi mais um grande evento organizado pela Web Roots que nos deu oportunidade de ver grandes bandas de nossa cena em um evento bem organizado, com ótima aparelhagem. 
Parabéns pelo grande evento!!

Nota: 9,0

Por: Matheus Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário